ALELUIA! Obras da linha 6-Laranja serão retomadas nesta terça, dia 6
As obras da linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo serão finalmente retomadas nesta terça-feira, dia 6 de outubro. O anúncio foi feito pelo governador João Doria, em entrevista coletiva realizada no Palácio dos Bandeirantes nesta segunda-feira (5).
Segundo Doria, as obras serão concluídas em até 5 anos, contando a partir de amanhã. Em outras ocasiões, a promessa era de que a construção do ramal seria feita em 4 anos.
Ao todo, serão investidos R$ 15 bilhões nas obras. Além disso, a expectativa é que sejam gerados 9 mil empregos provenientes do setor privado com acompanhamento do governo do estado de São Paulo.
Promessas
A linha 6-Laranja irá beneficiar muito os moradores da Zona Norte. A linha irá ligar a região da Brasilândia ao centro de São Paulo, na estação São Joaquim.
A construção do ramal foi anunciada em 2008 pelo então governador José Serra do PSDB. O tucano prometeu algo jamais realizado na história de São Paulo, entregar uma linha de Metrô em apenas 2 anos. Com o início previsto para 2010 e conclusão prometida para 2012.
Porém, para honrar o velho costume da classe política de prometer e não cumprir, as obras só foram iniciadas em 2015, já na gestão do também tucano Geraldo Alckmin, com a promessa de conclusão para 2020.
No entanto, em 2016, um ano após o início das obras, o consórcio responsável, a Move São Paulo, alegou dificuldades em seguir com a construção por não conseguir obter do BNDS um empréstimo de R$ 5,5 bilhões.
O consórcio era formado pelas empresas Odebrecht, Queiroz Galvão e UTC. Construtoras famosas do grande público por estarem diretamente ligadas a casos de corrupção e envolvimentos em inquéritos da Operação Lava-Jato.
Esses envolvimentos nebulosos, como corrupção e desvios de dinheiro público, dificultaram a obtenção do empréstimo junto ao banco federal. Por essa falta de recursos, as obras da Linha 6-Laranja foram paralisadas.
Em novembro de 2019, conforme informou o Via Coletivo, a construtora espanhola Acciona fechou um acordo para comprar do Consórcio Move SP a concessão de construção da linha.
O contrato de cessão entre as duas partes foi assinado no início deste ano. A concessão contempla as obras civis, sistemas, fornecimento de material rodante, operação, conservação, manutenção e expansão da Linha 6-Laranja do Metrô.
Sobre a Linha 6-Laranja
O projeto da linha é de 15 estações, com 15,3 km de extensão. A linha 6-Laranja irá fazer conexão com as linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô e linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM. A expectativa é que a linha transporte cerca de 633 mil passageiros nos dias uteis.
Após a conclusão das obras, a Acciona terá 25 anos para realizar a exploração comercial da linha. No entanto, esse tempo pode ser descontado caso a construtora espanhola atrase o cronograma das obras.
Opinião
A nós, meros mortais, só nos resta esperar e ver se de fato essa nova promessa será cumprida. A espera do ramal é muito aguardada pela população, mas não há muitas esperanças de sua conclusão. Muitos até brincam dizendo que seus netos ou tataranetos verão a conclusão das obras.
Descrença essa bastante compreensível, tendo em vista as muitas promessas feitas pela gestão PSDB, que comanda o estado mais rico do Brasil a 25 anos consecutivos.
Enfim, Gostou da matéria?
Então, siga o Via Coletivo no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Desse modo, você poderá acompanhar tudo sobre Trens, Metrô, Ônibus, Uber, Aviação, bem como outras matérias relacionadas a Mobilidade Urbana e Transportes.
- SPTrans: Linhas de ônibus voltam a circular pela Av. Edu Chaves - 29 de julho de 2022
- Petrobras reduz novamente os preços de venda de gasolina para as distribuidoras - 29 de julho de 2022
- Estações Utinga e Prefeito Saladino da CPTM terão novas alterações na circulação a partir desta quinta, dia 28 - 26 de julho de 2022