Em SP, praças de pedágio aceitam pagamento com cartão
Onze praças de pedágio de São Paulo começaram a adotar máquinas de cartões. São sete praças no sistema Anchieta e Imigrantes e quatro nas rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto.
Pagamentos de valores abaixo de R$ 50,00 podem ser realizados por meio de dispositivos que possuem sensores NFC, como cartões de débito e crédito e até em relógios e pulseiras, sem custos adicionais ao motorista.
A solução, que é amplamente utilizada no comércio, é inédita nos pedágios de São Paulo e foi autorizada em caráter de teste pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).
O novo recurso está disponível somente aos dispositivos que também possuem essa tecnologia.
Ao passar pelas cabines identificadas com o símbolo universal de aproximação (semelhante ao de internet wi-fi), que também deve constar no dispositivo pagador.
O operador de pedágio então irá digitar o valor a ser pago e o motorista vai apenas aproximar o seu cartão da máquina de débito e crédito.
O NFC transmite uma espécie de código que somente a maquininha e o cartão têm acesso e conclui a operação.
O sistema começou a ser implantado na quinta (30), e protege o funcionário da concessionária e os motoristas ao evitar o contato físico.
De acordo com Fernando Ferreira, gerente de atendimento ao usuário da Ecovias, “a medida está numa fase piloto, mas em função de tecnologia e segurança, nas praças com valor igual ou menor do que 50 reais”.
“É importante que o motorista se certifique com o banco se o cartão do banco tem essa tecnologia disponível”, disse.
No Grupo EcoRodovias, o pagamento por meio de cartão de débito e crédito e também pela tecnologia NFC já estava disponível nas unidades Eco101, Eco050, Eco135, Ecovia, Ecocataratas e Ecosul que atuam nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
Enfim, Gostou da matéria?
Então, siga o Via Coletivo no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Desse modo você poderá acompanhar tudo sobre Trens, Metrô, Ônibus, Uber, Aviação, bem como outras matérias relacionadas a Mobilidade Urbana e Transportes.
- CPTM irá realizar 1º leilão de materiais inservíveis de 2022 - 22 de março de 2022
- SPTrans irá desviar 15 linhas durante jogo no Morumbi nesta terça (22) - 22 de março de 2022
- Uso de máscaras no transporte público de SP segue obrigatório - 18 de março de 2022